Sendo um prato bom e saboroso para os dias mais frios do ano, o escondidinho é um dos favoritos do brasileiro e nessa versão vegana com ingredientes fáceis de encontrar, toda a família pode desfrutar de um ótimo almoço.
Além de ser delicioso, o Shimeji tem diversos benefícios para a saúde por melhorar a digestão, ser rico em proteína e fibras e ter função antioxidante. E nesse prato de escondidinho, você ainda tem a opção de acrescentar mais ingredientes para uma dieta ainda mais rica.
Tempo de preparo – 40 min
Rende até 4 porções
Ingredientes
- 500 g de Mandioca descascada
- 400 g de Shimeji
- 2 colheres de sopa de Azeite de oliva 30 ml
- 2 dentes de Alho picado 8 g
- 2 colheres de sopa de colheres de sopa de Shoyu 30 ml
- 1 colher de chá de Sal 5 g
- Cebolinha picada à gosto
Instruções
Corte a mandioca em pedaços menores e coloque numa panela. Cubra com água e cozinhe até ficarem macios.
Enquanto cozinha prepare os cogumelos. Higienize o shimeji e corte a base fibrosa para separar em pedaços. Corte grosseiramente e reserve.
Aqueça metade do azeite (1 colher de sopa) em uma frigideira e refogue o alho rapidamente.
Acrescente o shimeji e tempere com shoyu e metade do sal (1/2 colher de chá).
Refogue bem até evaporar o líquido do shimeji e dourar levemente. Mexa com frequência para não grudar e nem queimar. Desligue o fogo.
Adicione a cebolinha picada e misture bem. Reserve.
Escorra a água da mandioca e amasse bem os pedaços com um garfo até obter um purê liso e firme, se preferir bata no processador. Retire os fiapos da mandioca e descarte. Adicione o restante do sal (1/2 colher de chá) e misture bem.
Preaqueça o forno a 180 ºC.
Monte o prato em uma travessa ou em cumbucas individuais na seguinte ordem: uma camada de purê, uma de shimeji e outra de purê. Nivele o topo e pincele o restante do azeite (1 colher de sopa).
Leve ao forno preaquecido por cerca de 30 minutos, ou até dourar o topo.