Numa parceria entre a escola e a Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos da prefeitura (Comppad), foi realizado o lançamento da camiseta do projeto ‘Vira-latas: adote essa ideia”, como forma de arrecadar fundos para o tratamento de animais de rua.
A primeira-dama, responsável pelo Comppad, falou aos presentes sobre a importância do movimento em defesa aos animais, que cresce no mundo inteiro. “É nossa obrigação prestar solidariedade aos animais, que são só amor. É uma demonstração respeito e solidariedade com o próximo”, destacou. Regina disse, ainda, que as crianças se tornam seres melhores e mais solidários quando aprendem a respeitar e amar ao próximo.
“A maldade se estabelece até os sete anos, depois a criança não aprende a ter compaixão. O ser humano tem que amar além dele próprio”. Regina finalizou seu discurso enfatizando que o trabalho realizado na escola é reconhecido pela Rede Internacional de Proteção Animal, com mais de 500 mil participantes do mundo todo.
Ações
A primeira-dama anunciou ações da prefeitura que estão sendo organizadas pelo Comppad. Destacou a licitação de uma empresa para castração de 3.072 animais, visando ao controle populacional dos animais nas vilas. E a parceria da prefeitura e da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), que assinam nesta segunda-feira, dia 8 de Novembro, o termo de doação de um ônibus, para o programa de castração de animais de rua da cidade.
O ônibus é adaptado com um bloco cirúrgico para atender a demanda de castração de animais, principalmente os que se encontram nas vilas da Capital. Além desse veículo, a doação de outro ônibus permitirá suporte para atender a demanda dos animais abandonados.
O prefeito Fortunati cumprimentou a escola pelo trabalho de conscientização com os alunos, professores e comunidade. “Sabemos que não é uma luta fácil, pela dificuldade de compreensão da sociedade da relação entre o homem e o animal. Até há pouco tempo, era proibido ter animais nas escolas, estamos aos poucos progredindo”, enfatizou o prefeito.
Segundo a vice-diretora da escola, Gabriela de Camillis, o projeto “Vira-latas: adote essa ideia”, já encaminhou para adoção, apenas neste ano, mais de 60 animais, entre cachorros e gatos, vítimas de abandono e maus-tratos, que apareceram na escola. Ela destacou que por meio de parcerias os animais são tratados, medicados, castrados, até a adoção.
Segundo Gabriela, há uma lista de interessados, e quando há um animal para doação, uma equipe da escola vai até a casa da família, para ver se há condições para abrigar o animal. Disse, ainda, que mantém na escola, no mínimo, dois animais para que as crianças aprendam sobre tutela responsável.
Na ocasião, os estudantes fizeram apresentações artísticas, que tinha como tema o cuidado com os animais. Foi distribuída aos presentes a cartilha do Comppad, que trabalha na observação e promoção do bem-estar animal, educando e valorizando ações de tutela responsável e contra os maus-tratos.
Fonte: Solidariedade Animal