A médica veterinária do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Graziela Pacheco, ajudou na soltura de dois animais silvestres resgatados neste final de semana. O trabalho contou ações conjuntas das equipes da Guarda Municipal Ambiental e do Corpo de Bombeiros, em Palmas, e também com o apoio da Companhia Independente de Polícia Militar Rodoviária e Ambiental (Cipra) em Araguaína, para a reabilitação de um deles.
O primeiro resgate foi de um filhote de tamanduá mirim que após a avaliação da veterinária verificou-se que o animal estava em condições de voltar ao seu habitat. Na ocasião o filhote foi solto em uma fazenda próxima a Capital.
Já o papagaio resgatado pela Guarda Metropolitana foi avaliado, e constatou-se que a ave estava muito debilitada para ser solta. Segundo Pacheco, o animal estava sem condições de voar, deste modo foi encaminhado para a Cipra de Araguaína onde recebe onde receberá atendimento e reabilitação para poder ser solto novamente na natureza. Devido a estes atendimentos, está previsto para que o local seja o primeiro Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Estado.
Fonte: Naturatins