Perambulando próximo a um subúrbio da Flórida, uma corça grávida observava ao redor de um jardim da frente, sem saber o que fazer. A cerva ficara presa na tampa de uma lata de lixo e agora enfrentava grandes dificuldades para se locomover.
Quando os defensores dos animais do Wild Florida Rescue avistaram a corça, sabiam que precisavam ajudar – e rapidamente.
“Imediatamente percebemos que ela estava grávida, pois sua barriga estava volumosa”, declarou Heather Pepe, diretora de operações e co-fundadora do Wild Florida Rescue, ao The Dodo. “Essa foi a parte mais estressante… Sentimos uma grande ansiedade e pânico instantaneamente.”
Durante semanas, uma equipe de resgate e veterinários seguiu a cerva mãe, tentando capturá-la com segurança e remover a tampa da lata de lixo que envolvia seu pescoço. No entanto, a cerva nervosa continuava fugindo, não importava o quanto os socorristas tentassem encontrá-la.
“Passávamos horas e horas todos os dias lá”, disse Pepe.
Quase um mês após o primeiro avistamento, membros da comunidade notaram que a cerva havia dado à luz a um filhote pequeno. Milagrosamente, a corajosa mãe deu à luz enquanto ainda estava presa ao lixo.
Os socorristas não podiam acreditar na sorte da cerva. Mas eles ainda teriam uma surpresa.
Algumas semanas depois, enquanto continuavam tentando ajudar a cerva, alguém notou algo incrível – a cerva havia se libertado.
“Ela finalmente atravessou algumas árvores na direção certa para se soltar, ou algum outro milagre aconteceu!”, disse Pepe.
Finalmente livre, essa valente mãe cerva, sem dúvida, está feliz por estar segura com seu filhote na floresta.
“A mãe e o filhote foram vistos várias vezes”, disse Pepe. “Ambos estão prosperando!”