Enquanto os fogos de artifício do Dia da Independência explodiam no Condado de Fresno, Califórnia, uma casa em Sanger vivia uma situação de tensão. Assustado pela barulheira, um pequeno gatinho correu pela propriedade e acabou caindo em um bueiro de esgoto aberto, despencando dezenas de metros abaixo do solo.
O Controle Animal de Sanger foi acionado e tentou resgatar o gatinho do cano de esgoto inclinado de 40 pés de comprimento, mas sem sucesso. Em seguida, a Kirkland Foundation (KF), uma organização local de resgate de animais, foi chamada e rapidamente elaborou um plano de ação.
“Nós cavaríamos o cano de esgoto perto da casa, cortaríamos um pedaço dele, daríamos descarga no pequeno maltrapilho com um pouco de água da torneira e consertaríamos o cano”, explicou a KF em uma publicação no Facebook.
Os socorristas descobriram um pedaço de cano e o cortaram, tentando ouvir sinais do gatinho. Quando perceberam que ele havia se afastado da casa e se movia em direção à rua, seus temores aumentaram. Se o gatinho chegasse ao cano principal de esgoto sob a rua, a situação seria crítica.
A equipe passou sete horas tentando localizar o animal, mas ao anoitecer, decidiram retomar os esforços na manhã seguinte. No dia seguinte, um especialista em encanamento, chamado Junior, juntou-se ao grupo, trazendo equipamentos especializados, como uma sonda de câmera e equipamento de rastreamento sonoro (SONOR).
Com a sonda de câmera envolta em um pedaço de pano, os socorristas finalmente localizaram o gatinho. “A boa notícia é que conseguimos ver o pequeno; a má notícia é que ele estava no fundo de uma encosta de mais de 40 graus, prestes a ser levado para uma estação de tratamento de esgoto”, relatou a KF.
Em um momento de surpresa, o gatinho agarrou a toalha envolta na sonda. Lentamente, a equipe começou a puxá-lo de volta pela linha de esgoto, mas o gatinho escorregou antes de alcançar a superfície. Eles então reproduziram uma gravação do chamado de uma gata mãe, atraindo o gatinho novamente.
“Foi emocionante, enlouquecedor e de partir o coração”, descreveu a KF. O gatinho rastejou de barriga em direção ao som e, finalmente, agarrou a câmera novamente, permitindo que os socorristas o puxassem para fora do cano.
Após dois dias de resgate exaustivo, o gatinho, chamado Andy, foi levado ao centro de resgate da KF, onde está se recuperando. Além de banhos purificadores, comida nutritiva e hidratação constante, Andy tem desfrutado do carinho de seus irmãos temporários.
Assim que estiver totalmente recuperado, Andy poderá voltar para sua família na casa onde tudo começou. Até lá, os buracos e o cano aberto serão reparados para garantir que ele nunca mais enfrente uma situação tão perigosa.