Foto: Ricardo Verçosa/Arquivo
Cavalos e jumentos vítimas de maus-tratos e abandonados nas ruas do Recife serão tratados e encaminhados para doação, anunciou a Prefeitura do Recife. A partir de agora, os equinos vão ser recolhidos e levados para uma fazenda de 54 hectares, alugada pela prefeitura em Gravatá, no Agreste, distante 85 quilômetros da capital pernambucana. O espaço tem capacidade para 125 animais.
De acordo com secretário de Direitos Animais (Seda), Rodrigo Vidal, os animais apreendidos serão recolhidos ao Centro de Vigilância Animal, no bairro de Peixinhos, onde ficarão por cinco dias, e, em seguida, transportados por um caminhão até a fazenda. Lá, eles deverão ser examinados e receber assistência veterinária. Após recuperados, a PCR informa que os animais serão colocados para adoção sob fiscalização da Seda, para que não voltem a sofrer maus-tratos. Já os que não forem adotados poderão ficar na fazenda.
Atualmente já estão vivendo no local 17 animais. Para denunciar maus-tratos ou situação de abandono em aniamis, a população pode ligar para a central da Seda – (81) 3355.8371 – ou para a Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) pelo fone 3184.7129 e para o Centro de Vigilância Ambiental, através do fone 3355.7705.
Fonte: Ne 10