EnglishEspañolPortuguês

Envolvidos em rinha de pássaros em Massachusetts (EUA) eram brasileiros

18 de fevereiro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Todos os ocupantes da casa histórica, localizada no município de Ashland (MA), eram naturais do Brasil, disse o Sargento Greg Fawkes

Na noite do último sábado, 13 de fevereiro, policiais de Ashland (MA) confiscaram mais de 20 canários e aproximadamente 40 gaiolas, todos alojados no interior de uma residência na East Union St. As autoridades especulam que os pássaros façam parte de uma grande rede de rinha, disse o Sargento Greg Fawkes, segundo o diário MetroWestDailyNews.

Foram encontradas 20 aves da raça “Saffron Finches” (Canários da terra), nativos da América do Sul
Foram encontradas 20 aves da raça “Saffron Finches” (canários-da-terra), nativos da América do Sul (Foto: Reprodução/Brazilian Voice)

“Suspeito que eles estivessem mantendo alguns animais lá e indo a outro lugar”, comentou. “Provavelmente, eles estão os levando a algum outro local para uma grande briga”.

O Departamento de Polícia de Ashland, juntamente com agentes do Departamento de Imigração (ICE), a Liga de Resgate de Animais de Boston e um tradutor do idioma português do Departamento de Polícia de Holliston efetuaram uma ação de busca na residência aproximadamente às 10h30 da manhã, disse o Chefe de Polícia Scott Rohmer.

No interior, eles encontraram 20 aves da raça “Saffron Finches” (canários-da-terra), nativos da América do Sul, juntamente com 40 gaiolas especialmente desenhadas para o transporte de pássaros de briga, detalhou Fawkes.

Aparentemente, os animais pareciam estar bem fisicamente, disse Cheryl Rudolph, oficial do Centro de Controle de Animais, embora estivessem vivendo em condições sanitárias precárias. Todos eles foram confiscados e tendem a ser liberados para adoção.

Canários são aves extremamente territoriais e dois machos podem brigar até a morte na disputa por uma fêmea. Geralmente, seus bicos são afiados quando são utilizados em rinhas, embora não tenha sido detalhado se os animais apreendidos tiveram seus bicos alterados. As gaiolas encontradas possuíam divisórias, que podem ser removidas para permitir que as aves briguem.

Não foi realizada nenhuma prisão durante a batida policial, entretanto a polícia identificou um indivíduo que pode ser dono de algumas das aves e, por isso, emitiu um mandado de prisão, disse Fawkes.

A operação de sábado foi o resultado de uma investigação de duas semanas, originada por um incêndio na chaminé da residência ocorrido em 28 de janeiro, detalhou Fawkes. Quando a polícia e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local, encontraram colchões e frigobares espalhados em vários cômodos do imóvel.

“Mais de 20 pessoas ocupavam aquela casa”, disse Fawkes. “A cada lugar que você fosse, tinha colchões espalhados pelo chão. Eles transformaram a propriedade numa espécie de pensão”.

Todos os ocupantes da casa eram naturais do Brasil, segundo as autoridades.

Após o incêndio na chaminé, os bombeiros verificaram o porão. “Quando eles chegaram ao porão, se depararam com as gaiolas (e os pássaros), então não sabiam o que fazer com aquilo”, disse Fawkes. Um policial tirou fotografias com o seu telefone celular, que foram enviadas a investigadores.

O Sargento disse que contatou detetives em Shelton, Connecticut, onde a polícia prendeu 19 imigrantes brasileiros no verão passado, com o objetivo de obter mais informações sobre briga de canários. Na ocasião, aproximadamente 150 pássaros foram apreendidos.

Desde o incêndio na chaminé, a maioria dos brasileiros que viviam na casa juntou seus pertences e foi embora. O imóvel, que foi confiscado pelo banco por falta de pagamento (foreclosure) desde julho de 2009, tinha somente seis pessoas morando no local durante a batida policial realizada no último sábado (13). Elas disseram que não sabiam o que se passava com os pássaros.

“A maioria deles foi embora devido à presença da polícia”, disse Fawkes. Ele acrescentou que alguns dos brasileiros receberam no sábado (13) ordens de comparecer à Corte por agentes de imigração (ICE).

Quando a polícia vasculhou o imóvel no último final de semana, foram descobertas várias câmeras infravermelhas instaladas próximas às portas da casa, embora não se tenha ideia da finalidade com que elas eram utilizadas. Fawkes disse que o caso ainda se encontra sob investigação.

Fonte: Brazilian Voice Newspaper

Você viu?

Ir para o topo