A morte de dois cães envenenados em menos de dois meses vem deixando indignados os moradores do bairro Jardim Itapuã, em Piracicaba, SP.
Segundo eles, os animais foram envenenados depois de serem abandonados pelos tutores numa casa na rua Júlio Soares Diehl. O último caso aconteceu no domingo, 27, e envolveu uma cadela que estava grávida.
No imóvel vazio, ainda há um cão preto, que atualmente é alimentado pela aposentada Lizete de Melo Negreiro. Ela, que vive há 200 metros do local, teme que o animal também sofra algum tipo de violência.
Lizete também cuidou dos outros cães que morreram. O primeiro foi um vira-lata preto chamado Teco, abandonado pelo tutor, que em fevereiro deixou o imóvel. O segundo animal, uma vira-lata branca grávida, seria de um casal que alugou o imóvel logo em seguida, e que também saiu sem levar a cadela.
“Ficou abandonada por três semanas. Liguei para o (Centro de Controle de) Zoonoses para pedir que viessem recolhê-la. Chegaram a dizer para eu levá-la pra castração, o que achei um absurdo. Depois entraram em contato comigo propondo que a levasse lá para uma cesariana. Deu nisso. Ela morreu envenenada”, relatou a aposentada, que solicitou a retirada dos dois cães (a fêmea que morreu e o macho que continua vivo) no 156 da prefeitura sob o protocolo 38371.
Ao falar sobre o cão Pretinho, sobrevivente que se encontra sozinho no imóvel, Lizete se emociona. “Não gosto de ver animal sofrendo. O Zoonoses me disse que não tem condição de abrigá-lo. Mas queria muito que alguém o adotasse”, desabafou.
Fonte: Jornal de Piracicaba