O prefeito de Rondonópolis (MT), Percival Muniz, prometeu a liberação de recursos da ordem de R$ 60 mil para as entidades de defesa dos animais domésticos. O dinheiro será utilizado na castração de cães e gatos na cidade. A informação foi repassada na semana passada, na Câmara Municipal, durante audiência pública que discutiu a saúde dos animais, convocada pelos vereadores Olímpio Alvis, Adonias Fernandes e Cláudio da Farmácia.
De acordo com o veterinário do Centro de Controle de Zoonoses, Marcelo Oliveira, o recurso na ordem de R$ 60 mil poderá, a princípio, resultar na castração de 380 felinos, o que representará, em cinco anos, 7.500 filhotes de gatos a menos na cidade.
De acordo com a presidente da ONG Cantinho de Proteção Animal, Mirna de Castro Mendonça, a princípio, a verba seria destinada apenas para a castração de gatos e gatas, pois o abandono destes animais é maior do que cães.
Ainda na audiência pública, ficou acordado que no dia 20 de novembro as entidades e vereadores voltarão a se reunir para avaliar os avanços após esta primeira audiência. De acordo com Olímpio Alvis, deverá ser elaborado, nos próximos dias, um projeto de lei para criar a Semana Municipal de Atenção aos Animais Domésticos.
Fonte: A Tribuna MT