EnglishEspañolPortuguês

Entidades se reúnem em Bauru (SP) para discutir combate a crimes ambientais

11 de setembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

ONGs de proteção animal, cuidadores e entidades preservacionistas ambientais se reuniram na tarde desta sexta-feira no campus da ITE (Instituto Toledo de Ensino) com o delegado titular do 1º DP (Distrito Policial) Dinair José da Silva e o responsável pela mais nova delegacia de Bauru, especializada em crimes ambientais, delegado Eduardo Sganzela.

O encontro serviu para a comunidade bauruense apresentar as dificuldades, reclamações e cobranças no que diz respeito ao combate a crimes desta natureza.

A delegacia especializada, embora não inaugurada, agora já funciona  anexa ao 1º DP, na Vila Bela, local onde também está sendo instalado as dependências do Necrim (Núcleo Especial Criminal), que cuidará de crimes de menor potencial ofensivo, como vias de fato ou acidentes de trânsito, por exemplo.

Os delegados aproveitaram o primeiro contato com a comunidade bauruense, já com a delegacia operando, para orientar a população.
O principal problema, segundo as autoridades, é a falta de informação.

“Muitos crimes não são levados para frente. As pessoas não registram BOs (boletins de ocorrência)”, explica Sganzela.

Outra dificuldade é a eliminação das provas, o que inviabiliza a perícia na coleta de dados para posterior investigação. “Não é raro que as pessoas denunciem alguém por ter envenenado algum animal e acabem enterrando e, portanto, destruindo a materialidade do crime.”

O próximo passo dos delegados é entrar em contato com a Semma  e CCZ (. O  encontro com as entidades foi agendado para o dia 8 de outubro.

Esperança
“Todos estamos esperançosos de que as coisas comecem a acontecer em Bauru agora. A cidade parece que é centro de mau-trato a animais”, desabafa a estudante Aline Romão da Silva, 36, cuidadora de uma cachorra e 70 gatos.

A estudante espera que os processos abertos contra maus-tratos sejam agilizados com a unidade especializada em Bauru. “Eu mesma já registrei BO, mas o processo foi arquivado. Não vejo justificativa só porque diz respeito a animais e não a humanos. O maior problema é a impunidade.”

Anexa ao 1º DP, dependendo do volume de registros de crimes desta natureza, a delegacia ambiental poderá ganhar prédio próprio. A previsão para ser inaugurada é no começo do próximo mês.

Delegacia Ambiental de Bauru
Onde: avenida Comendador Daniel Pacífico, 2-177, Vila Bela
Informações:
Atendimento: já é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

Fonte: Rede Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo