Na manhã desta quarta-feira (01/02), equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam) estiveram reunidos com diversas instituições ligadas à natureza, na Casa de Pedra, para tratar sobre os desrespeitos aos direitos dos animais em Teresina. Conforme denúncias, é grande o número de casos de violência contra animais explorados para puxar carga e outros animais usados em atividades profissionais.
“Temos que analisar esse ponto com bastante atenção. Não é apenas uma questão de orientar e penalizar. Necessita um trabalho de educação ambiental constante para que esses maus-tratos cessem. A maneira como esse trabalho é realizado está na cultura das pessoas e leva tempo e investimento do poder público para ser modificado”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Deocleciano Guedes.
Participaram representantes de entidades, como a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), Gerência de Zoonoses (GEZOON), do Batalhão de Polícia Ambiental, além do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da SEMAM, representantes das Associações de Carroceiros de Teresina foram convidados, mas nenhum compareceu.
Pontos como a necessidade de instauração de uma delegacia especialmente voltada para os crimes ambientais e a situação de outros animais também entraram em pauta. As reuniões devem continuar nas próximas semanas, agora com a presença do Sindicato dos Carroceiros, para que seja dada continuidade à discussão.
Com informações do 180 Graus