Alguma vez você já notou o seu gatinho lambendo sua mão ou nariz? Os gatos não têm um temperamento muito dócil, mas podem acabar desenvolvendo o hábito de lamber o tutor em momentos aleatórios do dia.
De acordo com a veterinária Renata Ramos, os felinos só lambem as pessoas que eles se sentem confortáveis e à vontade do lado.
Uma das principais razões está relacionada a demonstrações de afeto e carinho. Apesar de serem animais domésticos com um espírito mais “independente”, os bichanos podem acabar expressando afeto com “esfregões” ou lambidas. Ramos explica que quando eles gostam do tutor, podem lambê-lo.
Outro motivo envolve um comportamento territorialista, típico dos felinos. Os cheiros são fortes comunicadores no mundo dos animais de estimação.
“Principalmente quando eles lambem a ponta de nariz, que é pra deixar o cheiro deles ali, e para que outros animais sintam esse cheiro. A ideia é que os outros animais fiquem ‘informados’ que aquele humano tem dono”, descreve Ramos.
Os gatos se entendem por meio do cheiro espalhado nos lugares, que possuem um odor específico devido aos feromônios liberados pelos pets. Por isso, as lambeduras, assim como o hábito de se esfregar nos lugares, ou urinar neles, é uma forma dos felinos de marcar território, e deixar uma “mensagem” para outros bichanos.
Segundo a veterinária, o gosto da pele também pode levar os bichanos a lamber os tutores, principalmente depois que a pessoa realiza alguma tipo de atividade física que cause suor. “Eles acabam lambendo por conta do gosto salgado do suor”, encerra o expert.
Fonte: Metrópoles