
Uma enguia que era mantida presa em um tanque em um restaurante chinês localizado em Adelaide, na Austrália, lutou bravamente para recuperar a liberdade e ter sua vida poupada. Ela conseguiu fugir e percorreu algumas ruas até chegar a uma rede de esgoto.
Conhecida como enguia-cobra de atum longo (Pisodonophis cancrivorus), a espécie costuma ser mantida viva até o momento do preparo. É servida cozida e defumada. A enguia que fugiu, muito provavelmente, viu outros animais da espécie sendo mortos e entendeu que precisava fugir para sobreviver.

Nic Bishop, especialista em comportamento animal, afirma que apesar da espécie viver em mares e rios, também consegue sobreviver na terra temporariamente até encontrarem alguma massa de água. A fuga da enguia gerou debate intenso nas redes sociais.
Enquanto muito internautas debocharam e ironizaram a luta pelo sobrevivência do animal, outros refletiram sobre a senciência dos animais e o direito que eles têm à vida. “Coitadinho, isso é tão triste em tantos níveis”, disse o usuário de uma rede social.
Após viajar por um longo percurso carregando a esperança de ser livre e estar a salvo, a enguia não sobreviveu à toxidade do esgoto e foi encontrada sem vida menos de 24h após a fuga.