A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) incluiu, nesta quinta-feira (12), a enguia japonesa em seu documento conhecido como “Lista Vermelha”, que lista as espécies de animais mais ameaçadas de extinção no mundo.
A IUCN incluiu a enguia japonesa na categoria mais alta da escala que vai até 8, classificando a espécie como “ameaçada”, levando em consideração o decréscimo nos habitats, a deterioração na qualidade da água, as mudanças nas correntes marítimas e, principalmente, a pesca excessiva como os motivos da classificação.
Desde julho do ano passado, especialistas da entidade sediada na Suíça têm debatido se a enguia japonesa deveria ou não ser acrescentada à Lista Vermelha.
A lista não é juridicamente vinculativa, mas tem reconhecimento internacionalmente e serve como referência importante no campo da conservação da vida selvagem. Segundo observadores, a designação da enguia-japonesa deve aumentar os pedidos de proteção, incluindo restrições sobre seu comércio internacional.
Há mais de duas décadas que a espécie vem sofrendo forte declínio, o que levou o Ministério do Meio Ambiente do Japão a designar a enguia japonesa como espécie em “risco de extinção” na sua Lista Vermelha (Nonlegally), referente a espécies ameaçadas em água doce e água salobra.
Na época da designação, que aconteceu em fevereiro do ano passado, o ministro do Meio Ambiente, Nobuteru Ishihara, explicou que a decisão destinava-se a sensibilizar a opinião pública sobre a condição das enguias. Mas afirmou que a designação não implicaria na culinária do país, impedindo as pessoas de consumirem as enguias que, segundo ele, são “indispensáveis na cultura alimentar japonesa”.
A enguia japonesa de água doce (unagui) é muito apreciada na culinária japonesa. Sua carne, tenra e gordurosa, é rica em proteínas, vitamina A e cálcio. Os japoneses consomem unagui há mais de mil anos. Até na mais antiga antologia de poemas do mundo, o Man’yoshu, compilado a partir do ano 759, há registros da enguia como um alimento.
A enguia também é apreciada em outras partes da Ásia e até no ocidente, que importa em grandes quantidades de “unagui industrializado”.
Devido a esta apreciação, a enguia japonesa há anos vem sofrendo forte declínio em seu habitat, principalmente por serem capturadas em época de desova e quando pescadas antes de atingirem a maturidade, o que restringe o número da população adulta e dificulta a reprodução da espécie.
Fonte: Mundo-Nipo