EnglishEspañolPortuguês

PROTEÇÃO

Engenheiros desenvolvem dispositivo com IA para prevenir atropelamentos de animais silvestres

O sistema é especificamente projetado para detectar a presença de animais com antecedência e em florestas densas

13 de outubro de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Vianey Bentes/TV Globo

Uma equipe de quatro engenheiros de ciência da computação está estudando para lidar com o crescente problema de acidentes de trânsito envolvendo animais. Eles esperam reduzir esses incidentes com seu dispositivo inovador, projetado para detectar animais, como cervos, e fornecer avisos antecipados aos motoristas.

O dispositivo, parte de um projeto chamado “Project Deer”, usa tecnologia de ponta para alertar os motoristas quando há animais na estrada. Diferente dos sistemas tradicionais de veículos que dependem apenas de câmeras, o Project Deer incorpora inteligência artificial para analisar imagens térmicas da fauna. Esse sistema de reconhecimento avançado visa identificar com mais precisão os animais no caminho do veículo, dando aos motoristas o tempo necessário para reagir e evitar colisões.

Os engenheiros são de Colorado, nos Estados Unidos, estado que tem um número significativo de acidentes causados por animais cruzando estradas movimentadas, por isso decidiram criar esse dispositivo. O Departamento de Transporte do Colorado estima que quase 4 mil acidentes envolvendo animais ocorram a cada ano.

Se for bem-sucedido, o Project Deer poderia reduzir drasticamente esses números ao prevenir acidentes antes que aconteçam. O sistema é especificamente projetado para uma paisagem com florestas densas e a vida selvagem abundante.

    Você viu?

    Ir para o topo