Começa no dia 2 e vai até o dia 4 de abril encontro para discutir as principais linhas de ação para a conservação da biodiversidade dos tubarões que vivem na costa brasileira. Muitos se encontram ameaçados de extinção por causa da pesca e da degradação ambiental.
O Plano de Ação Nacional (PAN) dos Elasmobrânquios Marinhos, o PAN Tubarões será realizado no Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Sudeste e Sul (Cepsul) e será coordenado pelo analista ambiental Jorge Eduardo Kotas, especialista em tubarões, raias e quimeras.
O plano vai avaliar ainda as principais ameaças e apresentará alternativas sustentáveis para a continuidade de atividades econômicas que interagem com essas espécies como, por exemplo, o ecoturismo, a pesca e as perfurações petrolíferas.
Como o litoral brasileiro é muito extenso, envolvendo diferentes problemáticas regionais de pesca e impactos ambientais, foram estabelecidos quatro grandes áreas (sul, central, norte e nordeste) para a discussão das linhas de ação.
Fonte: Terra