Mais de 130 animais selvagens, incluindo pelo menos seis rinocerontes raros, morreram em enchentes em um parque nacional no nordeste da Índia, dizem autoridades. O Parque Nacional de Kaziranga, em Assam, está enfrentando sua pior enchente dos últimos anos.
Os animais mortos, a maioria afogados, incluem 117 cervos-porcos-indianos, dois sambares, um macaco rhesus e uma lontra. Em 2017, mais de 350 animais morreram devido às enchentes no parque e às colisões com veículos durante a migração pelos corredores de animais para as terras altas.
As autoridades dizem que resgataram 97 animais das águas da enchente, 25 deles estão recebendo cuidados médicos, enquanto 52 outros foram liberados após tratamento.
Kaziranga é lar da maior população mundial de rinocerontes-indiano, que estavam quase extintos no início do século. É um Patrimônio Mundial da Unesco, com mais de 2.400 indivíduos da espécie.
O parque também é uma reserva de tigres e abriga elefantes, búfalos-d’água selvagens e inúmeras espécies de pássaros. Os golfinhos-de-rio-do-sul-da-Ásia, que estão em perigo de extinção, também são encontrados nos rios que atravessam o parque.
Na semana passada, um filhote de rinoceronte de 18 meses se abrigou em uma casa em uma vila perto do parque e foi resgatado pelo Centro de Reabilitação e Conservação da Vida Selvagem, informou a Press Trust of India.
Assam foi devastada por inundações devido a chuvas torrenciais, com os principais rios do estado fluindo acima do nível de perigo. As chuvas deste ano inundaram grandes partes do parque e submergiram milhares de vilarejos. Mais de 60 pessoas morreram e mais de dois milhões de pessoas foram deslocadas pela enchente.