EnglishEspañolPortuguês

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Enchentes e deslizamentos obrigam deslocamento de milhões de pessoas no Japão

Autoridades em Hiroshima e no norte de Kyushu emitem alerta de evacuação entre chuvas sem precedentes

30 de agosto de 2021
Agence France-Presse in Tokyo | Traduzido por Seon Hye Shin
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Satoru Watanabe / via AP Photo

Mais de um milhão de pessoas foram obrigadas a procurar abrigo à medida que chuvas torrenciais causam enchentes e deslizamentos no oeste do Japão, deixando pelo menos um morto e dois desaparecidos.

Autoridades em Hiroshima e na parte norte de Kyushu emitiram seu mais alto alerta de evacuação conforme a agência de clima reportou níveis sem precedentes de chuva na área durante o sábado.

Sob o alerta não obrigatório, cerca de 1,4 milhões de residentes foram alertados para deixarem suas casas imediatamente, reportou a emissora pública NHK.

Gravações de televisão mostraram socorristas resgatando residentes por ruas submersas em um bote salva-vidas na cidade de Kurume em Fukuoka, enquanto um riacho de lama começou a transbordar na vizinhança da prefeitura de Saga.

Uma mulher de 59 anos morreu e duas pessoas de sua família ficaram desaparecidas após um deslizamento destruir duas casas em Unzen, prefeitura de Nagasaki, disse um oficial local.

“Mais de 150 tropas, policiais e bombeiros foram enviados ao local para operações de resgate,” disse Takumi Kumasaki à AFP. “Eles estão procurando cuidadosamente pelos moradores desaparecidos, enquanto ficam atentos a mais deslizamentos conforme as chuvas fortes continuam.”

As chuvas estão previstas por mais vários dias sobre uma grande faixa do país. Cientistas dizem que a crise climática está intensificando o risco de chuvas fortes no Japão e em outros lugares, pois uma atmosfera mais quente retém mais água.

“Níveis de chuva pesada sem precedentes têm sido observados,” Yushi Adachi, um agente oficial meteorologista, disse aos repórteres em Tóquio. “É bastante provável que algum tipo de desastre já tenha ocorrido. O alerta máximo é necessário até mesmo em áreas onde riscos de deslizamentos e enchentes não são normalmente altos.”

As precipitações no mês passado causaram um deslizamento devastador na cidade turística central de Atami, que matou 23 pessoas, com quatro ainda desaparecidas.

Em 2018, mais de 200 pessoas morreram por conta de enchentes que inundaram o oeste do Japão durante a estação chuvosa anual do país.

    Você viu?

    Ir para o topo