Empresas se mobilizaram para defenderem o direito de chamarem seus produtos à base de vegetais de “carne”, “hambúrguer” ou “salsicha”, por exemplo
Por David Arioch
Na última semana, 83 empresas lançaram uma campanha contra o Projeto de Lei 2876/2019, de autoria do deputado Nelson Barbudo (PSL-MT), que visa proibir o uso do termo “carne vegetal” em produtos à base de vegetais.
Em oposição ao PL encaminhado este mês para a Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados, empresas se mobilizaram para defender o direito de chamar seus produtos à base de vegetais de “carne”, “hambúrguer” ou “salsicha”, por exemplo.
A campanha que defende a ressignificação das palavras ganhou um vídeo em que o espectador ouve mulher falando sobre todas as evoluções que viveu. E na sequência, aparecem palavras com seus significados sendo apagados ao longo do vídeo.
“Carro é um veículo movido a combustão, então carro elétrico deveria se chamar carro? Ou cerveja sem álcool de cerveja?”, questiona o publicitário e idealizador da campanha Brunno Barbosa, que também é sócio fundador do açougue vegano No Bones – The Vegan Butcher Shop.
“O mundo evoluiu, assim como as palavras e seus significados vêm sendo atualizados”, afirma Fábio Chaves, co-idealizador e editor do portal Vista-se.
“Nossa ideia, é mostrar de forma pacífica e emocional, com exemplos práticos, que não é coisa de outro mundo um hambúrguer ser de vegetais, ou uma salsicha de grãos. Acredito que com o tempo isso vai ser considerado normal no dia a dia das pessoas”, completa.
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