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Empresário pretende inspirar um bilhão de pessoas a se tornarem veganas

11 de fevereiro de 2022
8 min. de leitura
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Foto: Divulgação

Vikas Garg é o fundador e CEO da abillion, que tem a missão de mudar o mundo, inspirando um bilhão de pessoas a se tornarem veganas na próxima década.

Ele deixou uma carreira impressionante em um dos maiores fundos de hedge do mundo para lançar a abillion – uma plataforma e aplicativo online que ajuda pessoas ao redor do mundo a viver de forma mais sustentável.

Em uma entrevista com Robbie Lockie para o The Plant Based News Podcast, Vikas Garg compartilhou:

“Nasci em uma família vegetariana. Ao longo do caminho, descobri meu amor e paixão pelos animais, e isso se tornou uma jornada de aprendizado ao longo da vida para mim. E ao longo desse caminho, me tornei vegano.”

Nascido no Rajastão, que é conhecido por ser majoritariamente vegetariano, Vikas foi criado sem carne desde o nascimento.

Sua família se mudou para a América quando ele tinha quatro anos. Posteriormente, os laticínios tornaram-se uma parte muito presente de sua dieta. Aos poucos, veio o amor pelos animais e ele revelou que em 2008 começou a questionar tudo.

O amor do seu cachorro aprofundou ainda mais sua conexão com o sofrimento dos animais.

Vikas também cita o documentário Terráquios como tendo um papel fundamental em sua decisão de mudança de vida de se tornar vegano.

Terráqueos é um documentário escrito, dirigido e produzido pelo ambientalista estadunidense Shaun Monson que mostra até que ponto a humanidade chegou em relação aos maus-tratos aos animais.

“Eu assisti Terráqueos pela primeira vez, e isso me surpreendeu… Da noite para o dia ficou realmente óbvio que essas ideias que eu tinha sobre laticínios e couro eram equivocadas.” Disse.

Durante o podcast, Vikas discute a complexa relação entre religião e bem-estar animal na Índia.

A vaca é um animal sagrado para muitos hindus, que representam mais de 80% da população da Índia. Mas Vikas observa que isso não resulta necessariamente em uma boa vida para os animais.

“As pessoas na Índia tendem a ter uma visão muito romântica da vaca, que na verdade não aparece no tratamento dado ao animal”.

Ele continua contando como o movimento vegano cresceu na Índia nos últimos anos. Mas, que a crescente urbanização está impulsionando a demanda por alimentos processados.

Grande parte da comida tradicional indiana consumida no campo não contém carne, então Vikas diz que focar no aumento das opções à base de plantas nessas áreas urbanas é fundamental.

Ele agora trabalha com a Humane Society International e outras organizações para promover o bem-estar animal na Índia.

Em 2015, Vikas mudou-se dos EUA para Cingapura para dar os próximos passos em sua carreira de sucesso em finanças.

No entanto, ele começou a repensar seu caminho corporativo após as eleições presidenciais de 2016 nos EUA.

Vikas ficou impressionado com a eleição de Donald Trump. Principalmente, o papel que as mídias sociais desempenharam. As plataformas de comunicação que navegamos todos os dias podem ser usadas de maneira antiética, observa Vikas. Mas ele também está animado com o potencial dessas mesmas plataformas para mudar o mundo para sempre.

Como tal, ele começou a sentir que sua vida profissional como banqueiro de investimentos não refletia seus valores.

Vikas queria colocar suas habilidades e conhecimentos em uma busca que se alinhasse melhor com suas crenças pessoais – um projeto que faria o bem e inspiraria mudanças sociais.

“Eu queria criar algo que inspirasse as pessoas, eu realmente senti que a mídia social poderia ser reconstruída para criar uma rolagem consciente. Eu realmente senti que o planeta, a positividade e os animais mereciam uma voz”. Comenta.

Ele começou a sonhar com maneiras de reinventar as mídias sociais, e a ideia de “rolagem consciente” tomou conta dele. Foi assim que nasceu a ideia do aplicativo. E no início de 2017, ele se demitiu do emprego para embarcar nessa nova jornada.

Não sabendo nada sobre tecnologia, Vikas arregaçou as mangas e se juntou a um treinamento de codificação de três meses. Foi aqui que conheceu seu primeiro colaborador Jonathan Nig, que mais tarde se tornou o gerente de produto técnico da empresa.

Operando pela primeira vez sob o nome de abillionveg (em tradução livre “1 bilhao de veganos”), a start-up foi lançada oficialmente em maio de 2018. No futuro o nome será apenas “abillion”.

A ambição abrangente de Vikas é inspirar um bilhão de pessoas (daí o nome bilhões) a se juntar ao movimento baseado em plantas até 2030, bem como doar 1 bilhão de dólares para apoiar causas animais.

Com seu conceito de “mídia social para um planeta melhor”, sua missão é mudar o mundo com um prato ou produto vegano de cada vez.

“Queremos tornar muito fácil para as pessoas de todo o mundo descobrirem opções veganas e opções mais sustentáveis”, afirma.

O primeiro post na plataforma veio de Cingapura. A partir daí, o boca a boca desempenhou um papel importante na divulgação da abillion e de sua missão.

A empresa visa tornar mais fácil para as pessoas em todo o mundo viver de forma sustentável com conteúdo gerado pelo próprio usuário na forma de avaliações.

Um dos problemas que Vikas procurou resolver é que, no setor de restaurantes, a maioria das avaliações on-line geralmente não menciona pratos veganos ou vegetarianos. Isso ocorre porque a maioria dos itens do menu normalmente atende a onívoros.

Assim, abillion é projetado para avaliar pratos e produtos em vez de restaurantes, abrindo muito mais opções para o consumidor. O abillion serve como a voz do consumidor.

Os usuários podem postar avaliações de opções veganas em seus restaurantes favoritos ou de produtos veganos que usam. Isso cria um ciclo de feedback direto com essas empresas e fabricantes.

Isso pode influenciar a maneira como as empresas interagem com seus clientes, levando a mudanças sociais em escala global.

“Precisamos estar realmente focados nas pessoas. Como podemos mudar dessa rolagem sem sentido para a atenção plena? Tornamos essa experiência valiosa para eles, para que se sintam inspirados por essas escolhas que estão fazendo”, explica.

Vikas também compartilha que a maioria das pessoas que usam a plataforma não é vegana nem vegetariana:

“Sessenta por cento dos usuários da plataforma não são veganos ou vegetarianos. Eles são onívoros que querem experimentar o estilo de vida”, diz Vika.

Agora, a plataforma tem um catálogo cada vez maior de avaliações de mais de 90 países ao redor do mundo. Sua base de usuários também está crescendo rapidamente, principalmente em Cingapura, EUA e Reino Unido.

“Cruzamos um milhão de downloads recentemente. Ultrapassamos um milhão de dólares doados na semana passada, o que é super emocionante.”

Fiel à sua filosofia, a empresa utiliza os dados recolhidos de forma responsável para ilustrar as tendências do mercado influenciadas diretamente pelos consumidores. Ele também compartilha insights do setor e defende escolhas sustentáveis que protegem o planeta.

A abillion lançou um espaço dedicado para compartilhar esses insights em um esforço para ajudar outras empresas, empreendedores e formuladores de políticas a descobrir o impacto do movimento baseado em plantas. E, reconhecer as oportunidades de impacto social em escala global.

O lançamento do aplicativo foi apenas o começo. Vikas continuou a buscar maneiras pelas quais bilhões poderiam ter um impacto ainda mais tangível e positivo no mundo.

Em 2018, a equipe da abillion criou uma maneira engenhosa de redirecionar os dólares de marketing da empresa.

Eles começaram a entrar em contato com santuários de animais de fazenda em todo o mundo e desenvolveram um mecanismo de doação na plataforma. Dessa forma, toda vez que os usuários optam por comer algo vegano, eles são recompensados com um crédito de doação que pode enviar para um dos santuários de animais parceiros.

Como o Vikas compartilha, esse recurso é uma das coisas exclusivas da plataforma abillion.

“Sentimos muito fortemente que não queríamos gastar dinheiro com marketing nas mídias sociais. E queríamos realmente criar um grupo e uma tribo de pessoas… Essa foi apenas a nossa maneira de conectar as pessoas de volta ao impacto”, explica.

Outra maneira pela qual a abillion foi capaz de criar impacto é ramificando-se de avaliações de restaurantes e pratos para produtos de consumo e alimentos embalados.

Por exemplo, os usuários podem descobrir mais sobre as mais de 15 mil opções de alternativas de carne à base de plantas de todo o mundo. Desde a sua criação, abillion cresceu para incluir análises de todos os tipos de produtos veganos, incluindo moda sustentável, cosméticos e muito mais.

Vikas espera inspirar e capacitar outros empreendedores que desejam criar negócios, lançar produtos e ajudar o movimento. Com foco em produtos veganos e sustentáveis no primeiro semestre de 2022, eles irão testar a ideia em um único mercado antes de trabalhar na expansão global.

“O que eu realmente quero fazer é construir uma plataforma que ajude os próximos mil ou 10 mil empreendedores a entrar nesse espaço. Estamos criando o primeiro mercado consumidor a consumidor.”

“Há todas essas pessoas apresentando soluções criativas… Sou um otimista e realista, e é empolgante como mais e mais pessoas ao redor do mundo estão agindo”, diz Vikas Garg.

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