Por David Arioch
Recentemente a marca vegana JUST, mais conhecida pelo JUST Egg, “o ovo sem ovo”, lançou um produto para ajudar a combater a subnutrição na África. O Power Gari, que é rico em nutrientes e parecido com a farinha de aveia, é resultado de dois anos de desenvolvimento.
“Nós passamos dois anos na Libéria trabalhando com a comunidade para criar uma solução de longo prazo para um sistema alimentar falido”, informa o diretor de mercados emergentes da JUST, Taylor Quinn, que vive na Libéria.
Para além da África Ocidental, Quinn destaca que atualmente 2,1 bilhões de pessoas no mundo todo lutam para colocar comida nutritiva na mesa, e que a criação do Power Gari é uma das soluções para esse problema tão grave.
“Musu é uma das minhas vizinhas. Ela é uma mãe que quer alimentar seus filhos com boa comida. O problema não é falta de comida, mas sim a falta de nutrientes”, explica, em referência à necessidade de oferta de um produto nutritivo e acessível à população.
O Power Gari é produzido em parceria com a empresa liberiana Kawadah Farms, que adquire matéria-prima diretamente de pequenas agricultoras. “Milhões de refeições de Power Gari serão servidas este ano”, garante Taylor Quinn.
Avaliada em um bilhão de dólares, a JUST lançou o seu “ovo sem ovo” no final de agosto de 2018 nos Estados Unidos, e o produto vem conquistando o mercado norte-americano pela semelhança em sabor e textura, embora seja baseado em dois ingredientes principais e talvez improváveis para a maioria – proteína isolada de feijão mungo e cúrcuma. O produto também já está disponível no mercado chinês.
Depois que as ações da Beyond Meat, mais famosa pelo hambúrguer vegetal Beyond Burger, fecharam em alta de 163% na estreia em Wall Street no início do mês, quando a empresa passou a ser avaliada em 3,8 bilhões de dólares após a oferta pública inicial (IPO), a startup JUST anunciou este mês que pretende seguir o mesmo caminho.