O novo ativo, Celltice, descrito pela Renmatix, a empresa responsável por sua criação, como um nova e revolucionária descoberta no mercado de fórmulas de cosméticos “limpos”, tem sua composição livre de petróleo e feita de celulose e lignina.
O produto é descrito como possuidor de uma enorme variedade de benefícios em cuidados pessoais e cosméticos, pois funcionaria, como ativo e excipiente em formulações de cosméticos e produtos de cuidados com a pele.
“Historicamente, os cientistas não conseguiram até hoje extrair a celulose e a lignina na forma originalmente encontrada na natureza”, disse o CEO da Renmatix, Mike Hamilton, em um comunicado enviado ao Vegan News.
“[Eles, os cientistas] tem então recorrido ao uso de produtos químicos que alteraram materialmente suas composições e limitaram drasticamente as funções desses dois compostos orgânicos”.
“Sem o uso de quaisquer produtos químicos ou solventes, a Renmatix é capaz de liberar esses ingredientes da natureza para criar um material totalmente novo que oferece múltiplos benefícios funcionais”.
O premiado processo “Plantrose” da Renmatix para criar o Celltice usa apenas água, calor e pressão para liberar gentilmente o material de celulose e lignina de folhas de bordo vermelho (red maple, árvore nativa da América do Norte) de crescimento sustentável e não modificadas geneticamente.
Benefícios
A empresa afirma que um dos benefícios do ingrediente cosmético vegano é promover a saúde da pele, proporcionando uma aparência mais mate e saudável após um único uso.
Ele também possui alta capacidade de absorção de óleo que controla a formação de sebo, com redução de 45% na oleosidade após apenas 30 minutos de aplicação.
Mais benefícios para a pele incluem a capacidade de lidar com a aparência seca e escamosa, acelerando a renovação da pele e a esfoliação, com 66% de redução da pele seca após 30 minutos de aplicação.
Além dos benefícios do cuidado da pele, o produto pode proteger a pele contra o estresse ambiental, funcionando como um escudo anti-inflamatório e antioxidante para a pele quando submetidos a pressões ambientais.
Ele também pode permitir texturas delicadas, emulsionando eficientemente uma ampla variedade de ingredientes solúveis em óleo, incluindo óleos vegetais nutritivos, manteigas de sementes e filtros UV ativos.
“Celltice não é apenas uma alternativa baseada em vegetais para emulsionantes químicos e ativos”, disse Hamilton.
“Este produto de primeira linha do nosso processo “Plantrose” também fornece aos fabricantes um ingrediente multifuncional, de alto desempenho e custo-benefício, para ajudá-los a oferecer cosméticos superiores aos consumidores.”
O Celltice fará sua estreia no Dia dos Fornecedores da Sociedade de Cosméticos nos dias 7 e 8 de maio próximos, em Nova York.