A primeira empresa de navegação grega, Arcadia Shipmanagement, informou a International Fund for Animal Welfare (IFAW) que alterou seus procedimentos internos para redirecionar seus navios a fim de contribuir para a sobrevivência da população de baleias cachalotes da costa leste do mar Mediterrâneo.
Como parte de uma coalizão com a OceanCare, o Instituto de Pesquisa de Cetáceos Pelagos e a WWF Grécia, a IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) procurou a Arcadia Shipmanagement para conscientizar sobre a situação das cachalotes na costa oeste da Grécia. Essa população relativamente pequena e ameaçada de baleias está sob ameaça devido a colisões com navios, uma das principais causas de mortes da espécie.
O Capitão Dimitrios Mattheou, CEO da Arcadia Shipmanagement, disse que a empresa está profundamente comprometida com práticas de navegação sustentáveis e responsáveis. “Nossa decisão de redirecionar nossos navios para evitar costa leste do mar Mediterrâneo reflete nossa dedicação à proteção da vida marinha e da população ameaçada de cachalotes. Acreditamos que perder até mesmo uma baleia devido a um atropelamento de navio é demais. Ao tomar esta medida, esperamos servir de exemplo para a indústria naval e contribuir para os esforços globais de proteção marinha”, comentou.
Sharon Livermore, Diretora de Conservação Marinha da IFAW e representante da coalizão de ONGs, elogiou a decisão da empresa. “Ao evitar o habitat dos cachalotes, a Arcadia Shipmanagement está fazendo uma diferença significativa para essas baleias ameaçadas. As baleias muitas vezes morrem como resultado de colisões, e esta subpopulação está em risco. Atropelamentos de navios são tanto um problema de conservação quanto de bem-estar. Até mesmo uma baleia sendo atingida já é demais. É por isso que a decisão da é tão importante e apelamos a todas as empresas que navegam pela Fossa Helênica para seguirem o exemplo e evitarem a área”, pontuou.
Existem menos de 200 baleias cachalotes no leste do Mediterrâneo, vivendo predominantemente no leste do mar Mediterrâneo. Estudos científicos mostram que as mortes de mais de 50% das baleias encalhadas na área podem ser atribuídas diretamente a colisões com grandes navios. Estudos em outras áreas também indicam que, para cada baleia registrada que foi fatalmente ferida por um atropelamento, pode haver 20 baleias com o mesmo destino que passam despercebidas.