EnglishEspañolPortuguês

RIO GRANDE DO SUL

Empresa adota cães em situação de rua e transfere para ONGs dinheiro que era usado em fogos de artifício

31 de julho de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ketni Chaves

Nesta segunda-feira (31), é comemorado o dia do cão sem raça definida. Pensando nos gatos e cachorros que nasceram nas ruas ou foram abandonados, um centro de distribuição de supermercados em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, já adotou cinco cães em situação de rua que perambulavam no entorno do local.

A iniciativa faz parte de um programa criado pelo Grupo Pereira, empresa de supermercados que atua em todo o Brasil. Atualmente, o programa conta com 36 cães adotados nas unidades de supermercados e centros de distribuições de diferentes estados do país.

Outra medida adotada pelo grupo em prol dos cães foi reverter o dinheiro que antes era usado em fogos de artifício na inauguração das lojas para apoiar entidades ligadas à causa animal. A ONG “Amor de 4 Patas”, localizada na cidade, foi a instituição beneficiada com a iniciativa.

“A gente entende que essas iniciativas são uma forma de transformara a sociedade. De respeitar, de cuidar. As pessoas podem até não gostar, mas elas têm que respeitar. Entendemos que é uma forma de contribuir para a questão social”, comenta Paulo Silva, diretor do Grupo Pereira.

Paulo o foi responsável pela medida. Ele comenta que o programa começou oficialmente em 2019, mas em 2013 uma das lojas do grupo já havia adotado o primeiro cachorro.

“O Bob chegou há 10 anos no Fort Atacadista São José, em Santa Catarina. Ele acabou chegando na loja e a gente fez casinha, crachá, acabou cuidando dele enquanto ele estava lá e foi bastante importante para o clima interno, para os funcionários”, comenta.

Os cães adotados ganham casinhas, alimentação e atendimento veterinário. Além disso, também são castrados.

Tai, Figueira, Urso, Fumaça e Caramela

Em São Leopoldo, os animais adotados pelo Centro de Distribuição do Fort Atacadista, batizados de Tai, Figueira, Urso, Fumaça e Caramela, são considerados “cãolaboradores” da empresa e desempenham uma função importante: de acordo com os funcionários, os cinco cachorros colaboram na melhoria do ambiente de trabalho.

Foto: Ketni Chaves

Relatos de quem trabalha na rede supermercadista Fort Atacadista afirmam que os animais contribuem para um clima mais agradável e descontraído entre os colaboradores. Além disso, os animais interagem com os clientes e ganham em troca atenção e carinho.

O diretor explica que muitos desses animais se aproximam durante o processo de construção das lojas. Durante as obras, a equipe já começa a construir as casinhas para abrigar os “cãolaboradores” que chegam.

“Em Viamão, nós estamos em obra e já temos dois cachorros. Começamos recrutar os funcionários e os cães vieram também”, brinca.

Fonte: G1 

    Você viu?

    Ir para o topo