Um vídeo de um crocodilo na água movendo as patas para cima chamou atenção nas redes sociais neste mês. O caso ocorreu na Indonésia.
Na internet, muitas pessoas associaram o comportamento do réptil como se ele estivesse fingindo se afogar para garantir uma presa. No entanto, biólogos explicam que ele poderia ter apenas levado um susto.
O que aconteceu
Comportamento de crocodilo foi associado a uma tentativa de agarrar presa. Segundo algumas publicações, o crocodilo estaria supostamente fingindo um afogamento para confundir o ser humano e atacá-lo. O perfil que fez a publicação original foi trancado, mas as imagens e a narrativa já tinham corrido pela internet.
Crocodiles pretending to drown to lure prey pic.twitter.com/rhZJM3xx82
— curious side of 𝕏 (@curioXities) January 8, 2025
Segundo biólogo consultado pelo UOL, crocodilo não caça de maneira ativa. Kayron Passos explica que os crocodilianos (grupo que engloba jacarés, crocodilos e gaviais) caçam imóveis. Portanto, não existe sentido o crocodilo gravado estar se movendo tanto em busca de uma presa.
“Eles são histórica e instintivamente predadores de espreita e oportunistas. Eles caçam imóveis esperando a presa passar por perto”, disse o biólogo Kayron Passos.
O mais provável é que o crocodilo tenha se assustado. O biólogo ainda explica que a cena pode ser explicada por um susto que o crocodilo tenha levado por alguma atividade dentro da água. “Ele reagiu de forma também assustada”, diz. “O senso comum é muito injusto e preconceituoso com os répteis de forma geral, principalmente por questões mitológicas.”
Fonte: UOL