Uma embarcação passou por cima da cauda de uma baleia-franca que estava com o filhote, na Praia do Moçambique, em Florianópolis (SC). O “atropelamento” aconteceu na terça-feira (22/07) e foi registrado pelo drone do fotógrafo Eduardo Castro, que fazia imagens das baleias na ocasião.
No vídeo, é possível ver a baleia nadando ao lado do filhote enquanto o barco se aproxima. Pouco depois, a embarcação passa exatamente sobre o ponto onde os animais estavam, e a cauda da baleia aparece logo abaixo do casco.
Ver essa foto no Instagram
À NSC, o fotógrafo contou que denunciou o caso ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que já abriu uma investigação. O caso pode configurar infração à Lei Federal nº 7.643/1987, que proíbe o molestamento intencional de baleias e golfinhos.
“Estava registrando três mães com seus filhotes quando vi a embarcação se aproximando. Achei que o barco fosse atingir a baleia com força”, disse.
Segundo o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Paulo Maués, o órgão tenta identificar a embarcação envolvida. Em nota, o Ibama reforçou que qualquer aproximação ou intervenção direta com cetáceos, mesmo que bem-intencionada, pode colocar em risco tanto os animais quanto as pessoas.