Em três dias, dois animais marinhos aparecem mortos no litoral do Paraná O primeiro caso foi no sábado. Uma toninha, animal parecido com um golfinho, apareceu em Guaratuba. A fêmea estava grávida.
No Paraná, as toninhas são observadas na Baia de Laranjeiras e também entre as ilhas do Mel e Das Peças. Os animais estão ameaçados de extinção.
O outro animal encontrado morto foi um boto cinza. Na manhã desta segunda-feira, ele foi encontrado em Praia de Leste. Os dois animais foram encaminhados para o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná, em Pontal do Sul. As duas espécies encontradas são nativas da região e estão ameaçadas de extinção.
O Centro de Estudos do Mar monitora todos os dias a maioria das praias do estado.
A coordenadora do laboratório de ecologia e conservação da organização, Camila Domit, explica que nas áreas em que é comum a presença desses animais deve haver um maior cuidado principalmente com as embarcações.
Ao longo dos anos o centro de estudos do mar identificou um aumento nas mortes e casos de animais marinhos que encalham no litoral do Paraná. A maioria das ocorrências tem relação com as atividades humanas.
A população pode acionar os órgãos responsáveis caso exista algum animal encalhado ou ferido nas praias. Os telefones do Centro de Estudos do Mar são: 0800 – 642 3341 e (41) 9845 3710. Já o da Polícia ambiental é o 0800 – 643 0304.
Fonte: Bem Paraná