Caído próximo à linha férrea no bairro Paratinga, localizado na área rural de São Vicente (SP), um bicho-preguiça estava sem duas garras da pata esquerda e com pequeno sangramento na boca. Essa ocorrência foi na quarta-feira (10) e foi atendida pela equipe do pelotão ambiental da Guarda Civil de São Vicente (GCM), por meio do Centro de Comunicações da Guarda Civil Municipal (CECOM GCM).
O animal, cujo nome científico é Bratypus variegatus, após o resgate, foi encaminhado para o CEPTAS – Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Selvagens em Cubatão, onde permaneceu para avaliação clínica e reabilitação.
Outro resgate em cinco dias
Na sexta-feira (05), a equipe ambiental também foi acionada para realizar o resgate de um bicho-preguiça. Nesse caso, foi no bairro Vila Valença, area insular.
Na ocasião, o animal foi encontrado pendurado em um suporte de uma bicicletaria local. Após o regate, o bicho-preguiça foi encaminhado para o Parque Ecológico Municipal, localizado no bairro do Voturuá, onde recebeu avaliação veterinária e em seguida foi liberado para soltura imediata em área de mata.
Orientação
A GCM orienta para quem encontrar um animal silvestre, a recomendação é não manuseá-lo e entrar em contato com o órgão competente para o resgate. Além de feridos, esses animais podem estar doentes, com parasitas, e atacar por estarem estressados e com medo.
Em caso de resgate ou denúncia de animais silvestres, ligar para GCM de São Vicente nos telefones (153), 3467-7434 ou pelo whatsapp (13) 99641-0112.