Mais dois casos de maus-tratos a animais foram denunciados na segunda-feira (29/12), em Juiz de Fora, Minas Gerais, e três cachorros foram resgatados nos bairros Mundo Novo e Jóquei Clube II. Os cães estavam abandonados em imóveis e foram encaminhados para o Canil Municipal.
No domingo (28/12), um cachorro de porte médio foi resgatado em situação de maus-tratos no Bairro Linhares, durante a onda de calor que atingiu a Zona da Mata nos últimos dias.
O animal foi encontrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente preso por uma corrente curta, sobre uma laje, sem acesso à água ou comida, exposto diretamente ao sol e em condições insalubres.
Resgate no Bairro Mundo Novo
Vizinhos acionaram a Polícia Militar de Meio Ambiente ao perceberem que um cão SRD estava abandonado em uma casa no Bairro Mundo Novo. Com apoio do Corpo de Bombeiros, os militares conseguiram acessar a residência e resgatar o animal.
Segundo informações da polícia, o filho da proprietária do imóvel esteve no local e disse que a mãe, uma idosa, foi internada por problemas de saúde e, por isso, a família enfrenta dificuldades para cuidar do animal.
Diante da situação, ele autorizou a retirada do cão e o animal foi encaminhado ao Canil Municipal para receber os cuidados necessários.
Resgate no Bairro Jóquei Clube II
Dois cachorros foram resgatados no Bairro Jóquei Clube II após uma vizinha acionar a Secretaria de Bem-estar Animal e informar que os cães, um macho e uma fêmea, estavam abandonados há quase um ano.
Segundo a mulher, o tutor dos cães faleceu, e o filho se mudou e deixou os animais no imóvel. Durante o período, a vizinha disse que jogava comida para que eles pudessem se alimentar minimamente.
Denuncie
Conforme o tenente Elias Ribeiro, comandante do 2º Pelotão da Companhia na região, a denúncia é um ato simples, mas essencial para a proteção da vida e para a atuação efetiva das forças de segurança.
“Os maus-tratos a animais configuram crime previsto na legislação brasileira e atentam diretamente contra o bem-estar e a vida de seres incapazes de se defender. Situações como abandono, manutenção de animais acorrentados ou em condições inadequadas geram sofrimento contínuo e, em períodos de calor intenso, os riscos à saúde e à vida dos animais se agravam significativamente, tornando a intervenção ainda mais urgente”, explicou.
Ao presenciar ou suspeitar de maus-tratos, é fundamental que o cidadão registre fotos ou vídeos e formalize a denúncia.
Essa iniciativa permite o resgate do animal e a responsabilização do autor. A PMMA reforça ainda que devem ser sempre respeitadas as Cinco Liberdades dos Animais:
- Livre de fome e sede;
- Livre de desconforto;
- Livre de dor, ferimentos e doenças;
- Livre para expressar seu comportamento natural;
- Livre de medo e estresse.
O número da Polícia Militar do Meio Ambiente é (32) 3228-9050.
Fonte: G1