EnglishEspañolPortuguês

HEROÍNA

Em meio à guerra, ucraniana sai da Estônia para resgatar cavalo em Kiev

11 de abril de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução | Foto: Fabrizio Bensch | Reuters

A ucraniana Masha Iefimova já morava no exterior – mais recentemente, na Estônia –, mas mantinha seu cavalo, Vasya, de 17 anos, perto da capital da Ucrânia, Kiev. Quando a Rússia invadiu seu país natal, em 24 de fevereiro, ela ficou determinada a voltar e buscar Vasya.

“Há três semanas, quando a guerra começou, eu sabia que meu cavalo ficaria sozinho na Ucrânia. E logo não havia [mais] comida suficiente e era muito perigoso mantê-lo lá”, disse a ucraniana, de 37 anos, à agência de notícias Reuters.

“Então eu pensei que, se eu não fosse para a Ucrânia, provavelmente ninguém iria salvá-lo. Duas semanas atrás, na sexta-feira [4 de março], eu fui da Estônia para a fronteira ucraniana de carro”, explicou Masha, que disse ter encontrado pessoas para levá-la.

Como os animais estão sendo resgatados durante a guerra na Ucrânia

Mais de 1,3 mil km separam a capital da Estônia, Tallinn, de Kiev. A jornada para resgatar Vasya e outros sete cavalos de uma pequena vila perto de Kiev levou dias de viagem. Masha precisou dormir em estábulos gelados e o comboio no qual estava chegou a ficar sem gasolina em alguns pontos.

À Reuters, a ucraniana disse que, antes da guerra, havia solicitado documentos da União Europeia para trazer o cavalo para a Estônia, que integra o bloco. Ela espera levá-lo para lá em abril.

Por enquanto, Vasya está em Kalnikow, uma pequena vila na Polônia perto da fronteira com a Ucrânia .

“Ele está bastante calmo hoje, mas ficou estressado nas últimas duas semanas. Estou feliz que ele esteja bem”, disse Masha, que descreveu Vasya como educado e bom com crianças. “Foi uma jornada muito, muito complicada… Agora só precisamos descansar um pouco”.

Fonte: G1 

    Você viu?

    Ir para o topo