Uma gata chamada Shelley foi filmada por sua tutora se aconchegando com a coleira de seu falecido companheiro canino, Gus. As imagens mostram a gatinha cheirando e esfregando o rosto no acessório, como se buscasse conforto no último cheiro do amigo, que morreu há seis meses.
Na publicação, a tutora Emma Dorsey, de 26 anos, descreve como Shelley, uma gata resgatada, mantém o ritual diário de dormir abraçada à coleira de Gus, seu melhor amigo, um golden retriever que faleceu em janeiro.
“Para quem acha que animais não sentem luto… Já se passaram seis meses desde que meu cachorro partiu, e minha gata ainda se aconchega na coleira dele todas as noites”, diz o texto colocado no vídeo. Na legenda, Emma confessou: “Eu chorei muito fazendo isso… Sei que ela sente falta dele tanto quanto eu.”
@emmafayedorsey I sobbed so hard making this..I know she misses him as much as I do #petloss #grief #griefjourney #orangecat #orangetabby #goldenretriever #overtherainbowbridge #lossofalovedone ♬ original sound – Noah Kahan
Emma contou em entrevista que Gus era seu companheiro desde a infância, e que ele e Shelley tinham uma relação profundamente afetuosa. “Ela brincava com o rabo dele e se aninhava em sua barriga durante os cochilos”, relembrou.
Mesmo após meio ano da perda, a gata continua demonstrando saudades: todas as noites, quando Emma pega a coleira para preparar a cama, Shelley sobe rapidamente para se aconchegar.
“Talvez o colarinho ainda tenha o cheiro do Gus, e ela queira apenas dizer boa noite ao espírito dele”, refletiu a tutora. “É um momento silencioso que compartilhamos, e prova como os animais também sofrem com a perda. A morte do Gus foi devastadora para mim, mas também para ela.”
Embora não haja comprovação científica de que os gatos lamentam, quando uma pessoa ou animal da casa falece, eles demonstram tristeza e solidão. Podem apresentar perda de apetite, mudanças no sono, choros, necessidade de mais atenção e um comportamento geralmente melancólico, entre outros sinais.