EnglishEspañolPortuguês

Em Guarapuava (PR), casos de violência e abandono de animais é preocupante

29 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

No dia 4 de outubro, deve acontecer em Guarapuava mais uma edição da Marcha de Defesa Animal, a partir das 17h, com saída da Praça Cleve. O objetivo, segundo os organizadores, é protestar contra notícia de que o senador Pedro Taques (PDT-MT) pretende baixar a pena para crimes cometidos a animais e descriminalizar as condutas de transporte inadequado, abandono e omissão de socorro.

Em discurso na última segunda-feira, 26, o senador afirmou que vem recebendo críticas pela internet e redes sociais em razão de seu relatório preliminar ao projeto do novo Código Penal. Conforme disse, ele não abrandou penas. Como exemplo, citou que o anteprojeto dos juristas previa pena de maus-tratos a animais superior à pena do crime de infanticídio. Ele ressaltou que, como relator, teve de adaptar o texto levando em conta os princípios de razoabilidade e de proporcionalidade.

Apesar dessa questão específica, é importante que o assunto continue em debate e possa sensibilizar a população. Em Guarapuava, o número de casos de violência extrema contra cães, por exemplo, é preocupante. Bem por isso, é necessário que o agressor seja culpado e pague pelos seus atos, para que ações do gênero não caiam na normalidade e, posteriormente, no esquecimento.

Na cidade há ainda o grande desafio: a educação a respeito do abandono. A quantidade de cachorros pelas ruas mostra que a responsabilização do tutor não ocorre como deveria. O tema, quando não levado a sério, pode se agravar, gerando problemas de saúde pública.

Quem tutela um animal doméstico precisa ter consciência de que terá de arcar com as consequências dessa ação. O cão precisa ser cuidado, alimentado e ficar em local adequado. A rua, espaço público, deve ser um local saudável, por isso, o mais limpo possível.

Bem por isso, marchas e protestos devem caminhar juntos de ações pontuais na área. É a sobrevivência de quem não pode se defender que está em jogo.

Fonte: Diário de Guarapuava

Você viu?

Ir para o topo