A feira de adoção realizada neste final de semana pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru foi um grande sucesso. Até as 12h de ontem, 22 cachorros haviam sido adotados, o que deixou o canil praticamente vazio e silenciou os latidos que faziam parte do dia a dia da instituição. Entretanto, os gatos disponibilizados não tiveram a mesma sorte e apenas uma gatinha encontrou um lar.
No começo da semana, os colaboradores do CCZ tinham que se concentrar e lembrar de todo o amor que sentem por animais para conseguirem suportar os incansáveis latidos. Ao perceberem que o canil estava muito cheio, eles organizaram uma feira de adoção, disponibilizando diversos estilos de cachorros e gatos de diferentes idades para o público poder levar um novo amigo para casa.
A iniciativa foi um grande sucesso para os cães que estavam na instituição. Do total apresentado para os interessados, 15 filhotes e sete cachorros adultos foram adotados e agora já estão em um novo lar. No canil do CCZ restaram apenas seis animais adultos e um filhotinho.
O resultado dessa adoção em massa que foi realizada durante o final de semana foi um silêncio definido como “estranho” pela atendente Eliana Fernandes, que trabalhou na feira deste sábado e domingo. “A gente tinha se acostumado com os latidos, ficava o dia inteiro. Agora fica silêncio demais até. De vez em quando parece que estamos sozinhos aqui”, brincou Eliana.
Ela disse estar bastante feliz com o número de adoções efetivadas até ontem, mas contou que ficou ainda mais surpresa e animada com a adoção de alguns cachorros em específico. “Um cachorro que já estava bem velhinho foi adotado ontem (anteontem). O novo tutor disse que possui um quintal grande e queria um animal de grande porte. Além dessa adoção, também encontramos uma casa para uma cadela que estava aqui há cerca de 30 dias. Era a mais antiga do canil”, contou orgulhosa.
Segundo Eliana, o animal mais antigo do CCZ está atualmente há duas semanas no canil. “Essa cadelinha ainda não está disponível para adoção, mas deve ficar em breve. Ela teve que fazer uma cirurgia e está se recuperando”, explicou a atendente do instituto enquanto a cadela não parava de brincar e tentar chamar a atenção de todos.
Eliana estima que cerca de 70% das pessoas que passaram pela feira do CCZ neste final de semana saíram com pelo menos um animal adotado. Sobre as histórias de adoção, a atendente falou do caso de uma mulher que levou dois cachorros para casa. “Ontem (anteontem), ela veio e adotou um cachorro. De repente, a mulher estava aqui novamente. Ela veio hoje (ontem) de manhã e levou mais um dizendo que o primeiro estava muito solitário”, relata Eliana.
Entretanto, os gatos não tiveram a mesma sorte. De todos os animais apresentados para adoção, apenas uma gatinha ganhou uma nova casa. “Mas a gente não desanima. Os interessados em adotar animais podem vir aqui no CCZ todos os dias para conhecer os gatos e cachorros. Sempre temos um bichinho mais lindo que o outro, eles não costumam ficar muito tempo por aqui”, afirmou Eliana.
Fonte: JCNet