Na tarde desse domingo (19), Renan Lemos de Oliveira, 39, e Irene Bodnar, 60, completaram a segunda viagem que fizeram ao Rio Grande do Sul. Desta vez, eles trouxeram 17 gatos de Gravataí e 11 cães de Eldorado do Sul.
Os felinos estão sob os cuidados da ONG Enquanto Houver Chance, e o cachorros estão com a Toca dos Peludos. O objetivo é desafogar os abrigos gaúchos, que estão lotados, acolher esses animais em São Paulo e divulgá-los nas redes sociais para serem localizados, caso algum deles tenha tutor. Na capital paulista, eles são atendidos, castrados e vacinados. Se ninguém entrar em contato, eles serão posteriormente encaminhados para a adoção.
Assim como na primeira viagem realizada na semana passada, quando Renan e Irene trouxeram 64 gatos do Rio Grande do Sul para São Paulo, essa missão foi organizada pela veterinária Gabriela Bodnar, da clínica Ajuda Animal, na Vila Nova Mazzei, Zona Norte de São Paulo.
Gabriela Bodnar, que é filha de Irene, criou uma corrente de solidariedade com outros colegas veterinários, tanto de São Paulo quanto do Rio Grande do Sul, para levar medicamentos e rações e trazer os cães e gatos.
A veterinária agora organiza uma campanha para vacinar 6.000 animais do RS contra doenças infectocontagiosas, como cinomose, parvovirose e raiva.
“É um problema de saúde pública. São milhares de animais em espaços muito pequenos, a maioria deles com certeza não está vacinada. A disseminação dessas doenças é muito rápida e elas são muito letais, então precisamos agir rapidamente”, explica.
Na próxima semana, será feita uma terceira viagem para continuar a ajudar os animais afetados pelas enchentes.
Fonte: Folha de SP