EnglishEspañolPortuguês

COMBUSTÍVEL FÓSSIL

Em 11 anos, o Brasil teve em média 5,5 acidentes com petróleo por dia

13 de janeiro de 2026
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Sindipetro PR e SC

Não é a primeira vez que a Petrobras despeja fluído sintético nas águas da Foz do Amazonas. Em 2011, enquanto perfurava um bloco de exploração a 126 km da costa do Amapá, a sonda da empresa foi arrastada pelas fortes correntes da região, derramando fluído hidráulico. Corta para janeiro de 2026: o mesmo acidente aconteceu na mesma região com um vazamento de 15 mil litros de fluido.

Um estudo da ZeroCarbon, encomendado pelo ClimaInfo, mostra que os acidentes são frequentes e acontecem em todas as etapas da cadeia petrolífera, com impactos que ultrapassam fronteiras.

No Brasil, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, entre 2012 e 2023 foram registrados 22.261. Cerca de 78% dos acidentes são classificados como representando risco ao meio ambiente ou à saúde humana.

A exploração de petróleo na Amazônia coloca em risco a floresta e seus povos e vai na contramão da urgência de combater as mudanças climáticas, que deixaram comunidades e ecossistemas vulneráveis e sem reparação.

Fonte: ClimaInfo

    Você viu?

    Ir para o topo