Um vídeo publicado na internet mostra elefantes de um zoológico no Japão desenhando com suas trombas.
Para celebrar o começo do novo Ano do Cão – seguindo calendário chinês – os animais foram forçados a desenhar cães em telas que serão vendidas aos visitantes.
Apesar das imagens parecerem inofensivas, o fato de que os elefantes estão realizando atividades que eles com certeza não fariam na natureza sinaliza que passaram por um processo de treinamento.
Assim como aqueles que são forçados a levarem turistas nas costas ou se apresentarem em circos, estes elefantes também tiveram um treinamento cujo o objetivo é quebrar o espírito do animal.
Durante este processo, os filhotes não recebem comida, são acorrentados e espancados até que aprendam a se submeter à vontade dos treinadores. Só então eles podem aprender a pintar.
Para ensinar o animal a mover o pincel para criar imagens que podemos reconhecer, os treinadores usam bastões de ferro pontiagudos para guiar os movimentos da tromba.
Se cometer erros, eles são espancados com o bastão na cabeça ou no tronco.
Estes animais sensíveis e complexos estão sendo torturados para entreterem os humanos. Além disto, os elefantes estão ameaçados de extinção na natureza devido à caça ao marfim.
Eles precisam de toda ajuda possível, por isto, ativistas em todo o mundo lutam para salvá-los da caça e da exploração.