Por Lobo Pasolini (da Redação em Londres)
O diretor da Wildlife Conservation Society (WCS), Scott Roberton, disse em entrevista ao jornal VietnamNet Bridge que se a situação não melhorar, todas as espécies de elefantes serão extintas no Vietnã na próxima década.
A entrevista com Roberton foi feita em conexão com a recente morte de um elefante chamado Beckham, que aconteceu na cidade de Da Lat. Nos últimos 19 meses, pelo menos 10 elefantes foram mortos nas províncias de Dong Nai e Dak Lak.
“Animais ameaçados como os primatas, a tartaruga, o tigre e o elefante poderão estar extintos nos próximos 10 anos. O Vietnã perdeu a batalha para salvar o rinoceronte Java no dia 29 de abril de 2010 quando o corpo do último indivíduo foi encontrado. Ação imediata é necessária senão será tarde demais”, Scott Roberton disse.
Ele avisou que falta determinação no país para implementar suas leis relacionadas aos animais livres. Ele citou o exemplo da Índia como um exemplo de preservação da biodiversidade, onde o número de tigres em reservas naturais está crescendo porque eles protegem muito bem essas áreas. No Nepal os rinocerontes foram salvos da beira da extinção graças à implementação eficiente e severa da lei.
As informações são da VietnamNet Bridge.