Imagens registradas em santuário de animais na Tailândia, onde um elefante corre para proteger seu cuidador, demonstram a fidelidade e carinho dos animais para com seus protetores. Thongsri, um elefante de 18 anos, ao ver seu cuidador “lutando” com outro homem corre até ele para garantir sua segurança.
Na realidade, o cuidador intencionalmente iniciou a “briga” para demonstrar a lealdade de seu companheiro.
O vídeo mostra o cuidador e um voluntário simulando um combate. Quando o funcionário do santuário cai no chão e o voluntário foge, Thongsri tem uma reação inesperada. Ele vai imediatamente até seu protetor e o circula diversas vezes para certificar-se de que estava fora de perigo. O elefante também aparece ajoelhando-se para verificar se o homem estava bem.
A demonstração de afeto capturada nas imagens pode ser explicada por uma descoberta feita por pesquisadores finlandeses este ano. O estudo determinou que os elefantes têm traços de personalidade diferentes, e podem ser agressivos, sociáveis e atenciosos. Essas três categorias de traços de personalidade definem elefantes machos e fêmeas, disseram especialistas da Universidade de Turku, na Finlândia.