Fundado em 1977, o DSWT é um pioneiro na proteção de animais selvagens e aperfeiçoou os métodos para a reabilitação de elefantes órfãos. A equipe ensina aos pequenos elefantes as habilidades que precisam para retornar à natureza e sobreviver por conta própria.
Uma de suas histórias de sucesso mais recentes é a do jovem elefante órfão chamado Orwa.
Os ativistas acreditam que o elefante ficou órfão devido à caça ou ao conflito entre humanos e a vida selvagem. O bebê Orwa foi resgatado pela equipe do DSWT no noroeste do Quênia em 2011, onde foi encontrado desnutrido e com marcas de mordidas de outros animais.
Tendo em vista a sua saúde bastante debilitada, a sobrevivência de Orwa foi um milagre.
Durante os primeiros meses no santuário, ele estava tão traumatizado que ficou sozinho longe do resto da manada. Com a ajuda de seus cuidadores e de alguns antibióticos, sua saúde melhorou e ele lentamente começou a se ajustar ao novo ambiente.
Quando Orwa adaptou-se a sua nova casa, sua personalidade doce e gentil começou a surgir e ele se tornou amigo de muitos outros órfãos abrigados pelo DSWT. Uma imagem o mostra jogando futebol com seu amigo Ishaq B.
Em 2014, Orwa se formou na Unidade de Reintegração de Ithumba, onde aprendeu habilidades de sobrevivência com elefantes selvagens e outros órfãos que haviam retornado à natureza, informou o One Green Planet.
No início deste ano, Orwa mostrou sinais de que estava pronto para retornar à natureza.
Recentemente, ele teve confiança suficiente para retornar completamente à vida selvagem.
Embora Orwa e sua manada vivam com sucesso de forma independente, o DSWT ainda estará lá para protegê-los com sua unidade de patrulhamento contra a caça. Eles também sempre estão de portas abertas para os elefantes que desejam visitar sua antiga casa.