O transporte aéreo de um filhote de elefante marinho de 1,60 metro e cerca de 60 quilos, de Vitória (ES) para Salvador (BA)foi realizado nesta sexta-feira (08) pela companhia aérea TAM Cargo.
Segundo a companhia, o mamífero foi encontrado encalhado e machucado na Praia dos Padres, em Aracruz (ES), na semana passada. Uma equipe do Instituto Orca (Organização Consciência Ambiental) fez o resgate do animal e o encaminhou para a sede da ONG, em Guarapari (ES).
O embarque do elefante marinho foi executado por meio de um contêiner especial, com dimensões de 1,65m x 0,98m x 1,10m, em acordo com as regras vigentes da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), para garantir o conforto e a saúde do animal.
O filhote foi transportado com toda a documentação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e laudo veterinário, e terá como destino o Instituto de Pesquisa e Conservação dos Mamíferos Aquáticos, em Ilhéus (BA).
O animal foi preparado para permanecer fora de seu habitat natural por um período de aproximadamente seis horas. O voo, com escala no Rio de Janeiro, partiu de Vitória às 10h12 e chegou a Salvador às 15h11.
Fonte: Transporta Brasil