Em cativeiro desde o dia 25 de janeiro, após ser resgatado muito magro e ferido em uma praia de São Mateus, na região Norte do Espírito Santo, o elefante marinho Fred tem apresentado melhora. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informou que Fred está pesando entre 500kg e 700kg. Sendo que, anteriormente, já chegou a pesar uma tonelada.
Fred tem recebido medicações e soro várias vezes ao dia e, aos poucos, está se recuperando e se deslocando mais no ambiente.
De acordo com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), Fred visita o litoral capixaba desde 2012. Porém, foi apelidado e ficou conhecido pela população apenas em 2014, durante a Copa do Mundo.
Tratamento
Para realização do resgate, o elefante-marinho precisou receber um anestésico para que as equipes entrassem o local com segurança.
O Iema informou, também, que as amostras de sangue e secreções estão sendo analisadas em laboratórios no Espírito Santo e em São Paulo, para saber se há alguma infecção.
Os projetos envolvidos no tratamento de Fred são: Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras nas bacias de Campos e Espírito Santo (executado pela empresa Scitech), o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) e o Instituto Baleia Jubarte (IBJ).
Fonte: G1