Um elefante-marinho da espécie mirounga foi resgatado na ilha de Barra Velha, em Nova Viçosa (BA). O animal foi encontrado por moradores da região na segunda-feira (14) e levado para a base do Instituto Orca.
Equipes da entidade e do Instituto dos Mamíferos Aquáticos (IMA) estiveram no local e demoraram cerca de cinco horas para retirar o animal da areia.
O elefante-marinho estava bastante debilitado e já havia encalhado outras duas vezes, no litoral de São Paulo e do Espírito Santo, até ser resgatado nas areias do extremo sul da Bahia.
O diretor do IMA, Luciano Reis, disse ao G1 que após o resgate o animal foi encaminhado para atendimento com os técnicos. Ele estava abaixo do peso e precisava de ação rápida dos profissionais.
“É um animal que está bem abaixo do peso, pesando cerca de 62 quilos, com 1,85 metro de altura. Pelo tamanho e peso, ele precisava de uma ação dos institutos para que pudesse estar agora em estado de tratamento”, comentou.
Exames serão realizados até que haja estabilização no quadro de saúde e o elefante-marinho possa ser transferido à sede do IMA, em Salvador.