Há meses, um elefante macho ferido tem frequentado uma vila nos arredores do estado de Assam, no nordeste da Índia, em busca de comida, entrando em contato com os moradores da região.
O elefante costuma entrar em lojas e se servir dos alimentos nas prateleiras, o que levou os moradores a erguerem cercas de aço e arames farpados em frente às suas casas e quiosques à beira da estrada. Os moradores têm fornecido comida e água ao animal, mas suas visitas frequentes, pelo menos duas vezes por dia, às vezes interrompem o trânsito, forçando os locais a espantá-lo.
Segundo autoridades de vida selvagem, o elefante não conseguiu retornar à Reserva Florestal de Amchang, nas proximidades, após machucar a perna há alguns meses. Eles afirmam que ele também tem enfrentado resistência de outros elefantes sempre que tenta se juntar a um grupo.
Os elefantes estão entrando cada vez mais em contato com humanos na Índia, à medida que a população de 1,4 bilhão de pessoas cresce e as cidades se expandem às custas das florestas e outros habitats dos elefantes. Em Assam, que abriga mais de 5 mil elefantes-asiáticos selvagens, houve muitos incidentes nos últimos anos em que elefantes selvagens invadiram vilas, destruíram plantações e até mataram pessoas.
Ativistas da vida selvagem afirmam que a invasão humana tem forçado os elefantes a sair de seus habitats naturais, provocando conflitos com os moradores.
Conservacionistas pediram ao governo que impeça invasões e crie corredores para que os elefantes possam se deslocar entre florestas em busca de alimento.
Traduzido de The Independent.