EnglishEspañolPortuguês

SAFÁRI ILEGAL

Elefanta explorada pelo turismo é agredida, reage aos abusos e pisoteia treinador até a morte

27 de junho de 2024
Vivian Guilhem | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
A elefanta Lakshmi, de 53 anos, pisoteou seu treinador até a morte
Imagem: Reprodução/X/@ManyFaces_Death

Uma elefanta, explorada para turismo ilegal e visivelmente estressada, pisoteou seu treinador até a morte, após ser agredida por ele com uma vara de bambu.

O homem, de 62 anos, acabou morrendo na hora. O caso aconteceu na última quinta-feira (20/06) em um safári ilegal na Índia.

Um vídeo de uma câmera de segurança mostra o homem usando uma vara para bater na elefanta Lakshmi, de 53 anos, e posicioná-la para que turistas pudessem subir em cima dela. Entretanto, Lakshmi, cansada dos abusos, avança contra o treinador, pisoteando-o várias vezes e o levanta com a boca.

Os elefantes são conhecidos por sua natureza gentil, pacífica e demonstram uma notável capacidade de empatia e vínculos sociais profundos. No entanto, quando submetidos a exploração intensa e abusos constantes, eles podem desenvolver comportamentos defensivos ou agressivos como uma reação compreensível ao estresse extremo e à privação de suas necessidades básicas. Essas respostas não refletem sua verdadeira natureza, mas sim uma consequência do trauma infligido pela exploração humana.

Segundo o jornal The Hindu, a Fazenda Kerala, localizada na cidade de Idukki, foi autuada pelo Departamento de Florestas da Índia, que pediu o fechamento do estabelecimento.

A elefanta não estava registrada. Nenhum dos dois elefantes que viviam na fazenda eram registrados no Conselho de Bem-Estar Animal da Índia, o que é obrigatório.

Não conseguimos informações sobre o paradeiro de Lakshmi, mas esperamos que ela seja libertada e encaminhada para um santuário.

O turismo envolvendo elefantes esconde um cenário de abusos e agressões cruéis. Esses majestosos animais são submetidos a treinamentos violentos desde jovens, privados de suas necessidades naturais e forçados a transportar turistas sob condições adversas. A sensibilidade e a complexidade emocional dos elefantes são frequentemente ignoradas em prol do lucro.

Esses animais devem viver livres na natureza, onde podem formar laços sociais, explorar seus habitats e de acordo com seus comportamentos naturais. A exploração turística é cruel e deve ser banida definitivamente.

O vídeo contem imagens extremamente fortes:

    Você viu?

    Ir para o topo