Sook Jai, um elefante de 73 anos que viveu a maior parte de sua vida em cativeiro, foi resgatado pelo Parque Natural do Elefante, um centro de resgate e reabilitação de elefantes no norte da Tailândia.
Sook, que já havia sido explorado como atração turística e animal de carga por seus algozes, mostrava sinais de abuso, físicos e emocionais. Ferimentos no corpo e cabeça foram encontrados pela equipe de resgate do centro de reabilitação. O elefante também estava cego e havia perdido grande parte de sua audição.
O animal estava exausto e assustado com o resgate e se recusou a comer pelos primeiros dias após ser libertado do cativeiro.
A equipe de resgate fez o possível para que o elefante se sentisse confortável durante a longa viagem até o santuário, mantendo a temperatura do caminhão estável para que Sook não sentisse frio ou calor demais.
A equipe de resgate conseguiu registrar o instante em que Sook, aparentemente derrama lágrimas ao sentir o carinho oferecido pelos voluntários. Sentindo-se protegido pela primeira vez, provavelmente, em seus 73 anos de vida.
O momento pode ser assistido no vídeo abaixo: