Um elefante-de-sumatra criticamente ameaçado de extinção nasceu na Indonésia, informaram autoridades hoje (05/11), um raro nascimento que renovou a esperança para os esforços de proteção.
Os elefantes-de-sumatra estão à beira da extinção, com apenas cerca de 2.400 a 2.800 indivíduos restantes no mundo, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).
A fêmea nasceu nessa segunda-feira (04/11) na reserva Buluh Cina, localizada na ilha ocidental de Sumatra, informou Genman Suhefti Hasibuan, chefe da agência local de proteção, à AFP.
O filhote, ainda sem nome, nasceu de uma fêmea de 24 anos chamada Ngatini e de um macho de 25 anos chamado Robin, acrescentou Genman. “A cria está saudável, animada e busca ativamente leite da mãe”, contou.
Outros dois elefantes-de-sumatra criticamente ameaçados nasceram no final do ano passado no Parque Nacional Way Kambas, na ilha de Sumatra. Autoridades indonésias celebraram os nascimentos e disseram que eles demonstram a importância dos esforços para evitar a extinção da espécie protegida.
A população de elefantes está ameaçada pela caça amadora para obtenção de suas presas, valorizadas no tráfico de vida selvagem.
A nação enfrenta uma batalha constante contra o crime à vida selvagem e vários casos de envenenamento de elefantes foram relatados nos últimos anos.
Além disso, o desmatamento reduziu o habitat natural dos elefantes criticamente ameaçados e tem levado a um aumento do conflito com os humanos.
Fonte: Phys.org