EnglishEspañolPortuguês

ESCRAVIDÃO

Elefantas estão vivendo acorrentadas em zoológico; ativistas exigem liberdade para elas

28 de agosto de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: NGUYEN/AFP

O tratamento dado a duas elefantas que vivem acorrentadas no zoológico de Hanói causa indignação no Vietnã, e as organizações de defesa dos animais pedem a liberdade delas.

Ambientalistas exigem que as elefantas Thai e Banang sejam libertadas e encaminhadas para um parque natural. Uma petição neste sentido foi criada e conta com cerca de 70 mil assinatura.

Nas últimas semanas, a mídia estatal deu ampla cobertura à história das elefantas.

Um funcionário do zoológico, citado sob condição de anonimato diz que a cerca elétrica está quebrada e que eles foram forçados a acorrentá-las, já que elefantes seriam animais ferozes.

Os ativistas da Animals Asia afirmam que isso não é verdade e pedem, em uma carta às autoridades, que as duas elefantas sejam transferidas para a selva do Parque Nacional Yok Don.

Foto: NGUYEN/AFP

No início de agosto, a organização Vietnam Animal Eyes lançou uma petição para a transferência dos animais.

O diretor do zoológico, Le Si Dung, questionado pela mídia estatal, diz que não concorda e não quer libertar as elefantas.

De acordo com organizações ambientais, a população de elefantes selvagens no Vietnã caiu de cerca de 2 mil em 1980 para cerca de 100 animais em 2022.

Nota da Redação: Acorrentar e aprisionar animais é uma prática que vai além da simples restrição física. Isso afeta profundamente o bem-estar dos animais, causando estresse, ansiedade e até mesmo problemas de saúde. Ao privá-los da liberdade de se mover e explorar seu ambiente, negamos a eles a oportunidade de expressar comportamentos naturais e de viver uma vida plena.

    Você viu?

    Ir para o topo