Um vídeo gravado em um zoológico na sexta-feira (29/04), reforça o quão gentis e amorosos são os animais. A elefanta Trompita, que vive no zoológico La Aurora, na Guatemala, apesar de estar em cativeiro e sendo explorada para entretenimento humano, não perdeu seu instinto protetor e seu espírito de coletividade, típico dos elefantes. Trompita protagonizou uma cena heroica e muito amorosa e o registro foi capturado por uma visitante do zoo.
No vídeo, que viralizou nas redes sociais, é possível ver que, a princípio, a elefanta está tranquila. Pouco depois, porém, parece tentar chamar a atenção de um funcionário do zoo fazendo barulho e apontando com sua tromba para uma piscina que havia no recinto. Em seguida, mostra que o funcionário entende o recado e pula na piscina para ajudar o um antílope aflito que tentava sair da água mas não conseguia.
Conforme escreveu o jornal guatemalteco Prensa Libre, Alejandro Striedinger, técnico veterinário do zoológico, disse que a elefanta compartilha seu recinto com vários antílopes e era um deles que estava na água e que o comportamento de Trompita indicava preocupação com o companheiro.
Esperamos que essas imagens leve a reflexão sobre a senciência animal e a importância de se acabar com a exploração animal, independente para qual fim. A ética, a compaixão e o amor precisam estar acima de tudo para construirmos um mundo mais justo para todos.
Veja o vídeo:
elefante from azteca guate on Vimeo.