Mae Dok tem quase 60 anos e passou toda a sua vida em uma pequena cidade na Tailândia, onde era uma atração turística – em pé ao lado de uma pequena ponte, implorando por guloseimas.
Demorou muito, mas essa é “a vida que ela pode colocar para trás”, de acordo com Emily McWilliam, co-fundadora e gerente do Elephant Sanctuary (BEES) em Chiang Mai.
“Nunca mais precisará ficar de pé e implorar por doces debaixo da ponte na vila turística”, disse McWilliam ao The Dodo.
Equipes de resgate do BEES foram até a aldeia onde Mae Dok vivia para finalmente libertá-la.
“Ela foi acorrentada em uma cadeia em uma fazenda enorme na orla de sua aldeia natal”.
A família de Mae Dok a amava apesar de tê-la escravizado. Todos se despediram e, finalmente, a deixaram partir.
“Eles contaram muitas histórias bonitas e falaram sobre como Mae Dok é doce.”
As pessoas que a amavam sabiam que ela merecia uma vida melhor, especialmente à medida que envelhecia. Já era hora de Mae Dok se aposentar.
Durante o percurso, os socorristas começaram a conhecê-la melhor. Eles perceberam que as histórias que os moradores da aldeia contavam sobre ela eram definitivamente verdadeiras: Mae Dok adorava conversar.
Depois de sete horas de carro, Mae Dok chegou ao santuário e saiu do caminhão na grama fresca.
“Ela desceu da caminhonete um pouco vacilante, suas pernas estavam rígidas. A corrente foi removida e Mae Dok vocalizou com resmungos baixos enquanto descia para o gramado”, escreveu o BEES.
“Nós demos a ela um banho com uma mangueira e a deixamos explorar.”
Mae Dok encontrou o elefante Thong Dee mas ele não parecia muito interessado em fazer uma nova amizade. Então, ela continuou a andar e avistou outro elefante, Mae Kam.
Desta vez, houve química.
“Mae Kam se aproximou lentamente … Não ouvimos nenhum som de Mae Kam para começar, parecia que ela estava um pouco nervosa, mas como Mae Dok não se mexeu, ela recuou”
“Mae Dok começou a vocalizar para ela e decidiu arriscar”.
“Ela deu um grande passo para frente e estendeu a mão para Mae Kam. Então a cena mais incrível, mágica e inesperada aconteceu.”
As duas descansaram suas cabeças ao lado da outra e começaram a conversar.
“Mae Dok então seguiu Mae Kam de volta ao seu recinto noturno”, escreveu o BEES.
“Os tratadores disseram que ambas conversaram muito durante a noite, eles mal conseguiram dormir … Elas estão cantando e conversando desde então.”
Desde o primeiro encontro, Mae Dok e Mae Kam passaram muito tempo juntas e a amizade delas continua crescendo. As informações são do The Dodo.
“Foi mágico”, escreveu o santuário. “É difícil colocar em palavras o quanto nos sentimos felizes por Mae Dok. Bem-vinda ao lar, menina.”