A elefanta Asha, rebatizada de Beautiful pelo Natural Bridge Zoo, na Virgínia (EUA), foi retirada da natureza quando era apenas uma filhote e aprisionada para entretenimento humano. Além de viver em um recinto minúsculo e precário, ela também é obrigada a transportar em suas costas turistas e visitantes em passeios. A organização em defesa dos direitos animais In Defense of Animals está movendo uma ação para libertar a elefanta e transferi-la para um santuário.
O Natural Bridge Zoo mantém muitos animais em cativeiro e todos são vítimas de abuso e sequelas profundas causadas pela interação forçada com seres humanos. O zoo já passou por diversas investigações, vistorias e é alvo frequente de denúncias, principalmente relacionadas à Beautiful, que não recebe alimentação adequada ou cuidados veterinários. Testemunhas afirmam que a elefanta também é agredida com ganchos de metal pelos tratadores.
Um estudo realizado pelo professor de neurociência Bob Jacobs confirmou que o ativistas já denunciam. “O cativeiro do zoológico danifica os cérebros dos elefantes. Há uma grande lacuna entre o ambiente rico que a natureza oferece para os cérebros pensativos dos elefantes e o cativeiro do zoológico, que é empobrecido e rouba dos elefantes suas necessidades sociais, mentais e neurais”, disse o cientista em entrevista ao One Green Planeta.
E completou: “Décadas de pesquisa em neurociência mostram que um cérebro empobrecido é um cérebro danificado. Sejam os 10 piores zoológicos ou os dez melhores, todos os zoológicos são prejudiciais ao cérebro dos elefantes e causam sofrimento físico e mental”, finalizou. No ano passado, o proprietário do zoo, Karl Mogensen, concordou em pagar uma grande multa por acusações feitas contra ele por seis violações da Lei de Bem-Estar Animal.
Infelizmente, ele não aprendeu a lição e provou que não se importa com Beautiful ou com o bem-estar de qualquer outro animal em seu zoológico. Ele foi citado novamente este ano por maus-tratos a Beautiful enquanto ela era forçada a dar carona aos clientes em suas costas. Não temos o direito de aprisionar esses animais. Os elefantes são seres sencientes, sensíveis, emocionais e altamente inteligentes.